BLOG

Os RISCOS na sua organização: Entenda e Gerencie

Postado por Mateus Lencina em 13/04/2017 - Sem Comentários

ENTENDA OS RISCOS

Risco significa incerteza sobre a ocorrência ou não de uma perda ou prejuízo, e a forma de se controlar os riscos é através de seu gerenciamento. Ser capaz de gerenciar o risco significa “tentar evitar perdas, tentar diminuir a frequência ou severidade de perdas, em todos os âmbitos organizacionais, processos, qualidade, pessoas, financeiro, ergonômicos/estrutural.

Mentalidade de Risco VS  Gestão de Risco

A Gestão de Risco é um processo que visa identificar, analisar e planear ações a fim de prevenir situações e potenciar oportunidades. ou seja, é o que define para a tomada de decisão e direciona para ação. Na Gestão do Risco são definidos requisitos para proteger, reduzir a probabilidade e garantir que o seu negócio recupera de incidentes disruptivos.

A Mentalidade de Risco, por sua vez, orienta o pensamento dos colaboradores para potenciais não conformidades e prevenir recorrências, na atualidade, está diretamente ligada a norma ABNT ISO 9001:2015, que envolve não só os conceitos técnicos de como fazer, mas também uma comunicação efetiva para fazer as pessoas adotarem o pensamento baseado em riscos.

PRÁTICAS E FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE RISCO

Analise Swot

A Analise Swot é uma ferramenta de auxilio para entendimento e identificação dos riscos. Ao analisar os fatores internos e externos, é possível fazer um levantamento extremamente eficaz de forma completa da gestão, levando em conta os pontos Fracos e Ameças da organização. Como ferramente é ligada diretamente ao planejamento estratégico da organização, a analise SWOT vai proporcionar um direcionamento aos principais riscos da gestão.

Leia mais sobre analise Swot

Analise GUT

Considerada como uma das principais ferramentas de controle e analise dos riscos da organização. A matriz GUT é derivada de Gravidade Urgência Tendência, onde é possível mensurar e avaliar os riscos levantados, seja do sistema de gestão da qualidade, seja qualquer outra área/setor da organização.

GRAVIDADE: Representa o possível dano que pode decorrer de uma situação, ele é analisado pela consideração do impacto ou intensidade caso o risco venha a ocorrer se não se atuar sobre ele.

  • 1- Sem Gravidade
  • 2 – Pouco Grave
  • 3 – Grave
  • 4 – Muito Grave
  • 5 – Extremamente Grave.

 

URGÊNCIA: Considera o tempo que existe para resolver esse problema ou risco, e nesse aspecto analisa a pressão que o tempo impõe.

  • 1- Longuíssimo prazo
  • 2 – Longo Prazo
  • 3 – Prazo Médio
  • 4 – Curto Prazo
  • 5 – Imediatamente

 

TENDÊNCIA: Esse aspecto representa o potencial de crescimento do problema e a probabilidade dele se tornar maior com o passar do tempo, analisar a evolução do risco em um determinado tempo sem que haja ação.

  • 1- Desaparece
  • 2 – Reduz-se Ligeiramente
  • 3 – Permanece
  • 4 – Aumenta
  • 5 – Piora Muito

 

Ação Preventiva

Não é uma ferramenta obrigatória no que tange o risco,  mas importante na tomada de decisão, após identificado a pontuação e o nível de cada risco, sempre levando em conta a realidade da organização, é possível estipular ações para sanar possíveis riscos, seja os mais graves, seja os mais leves.

 

Comunicação Interna

É o princípio base da Mentalidade de risco, pois uma eficaz comunicação interna proporciona a disseminação dos objetivos da organização a todos os colaboradores. Ao disseminar os objetivos todos tomam para si a responsabilidade de atuação dos riscos possíveis. O Endomarketing é uma eficiente forma de comunicação interna, que proporciona uma troca entre organização e equipe, facilitando a interação de todos com a busca da excelência, fazendo assim uma MENTALIDADE DE RISCO forte e consistente de todas as partes da organização.

AGORA É COM VOCÊ

Sempre o começo é mais complexo, porém é importante inciar o gerenciamento mesmo que por etapas, sendo com atuação em somente em um ou dois setores da organização, com isso vai se ganhando experiência e maturidade nas perspectivas futuras.
Importante fazer o processo completo, usar formas que tragam resultado utilizando as ferramentas certas, com a periodicidade certa, com as pessoas certas. Todo esse conjunto trará o resultado que busca, facilitará o controle dos riscos e seus impactos.

CONHEÇA NOSSO MÓDULO DE GESTÃO ESTRATÉGICA


Nenhum comentário enviado ainda, seja o primeiro!